sábado, 6 de abril de 2013

Os moedeiros falsos



GIDE, Andre. Os Moedeiros falsos. 1925.



O primeiro livro que li do Andre Gide, Os subterrâneos do Vaticano, não me causou impressão particular, tanto que lembro pouco dele. Os moedeiros falsos é algo mais interessante.


O centro moral da obra se encontra no personagem Edouard, que se relaciona de alguma forma com os vários personagens do livro e sua sub-tramas; em posição  a ele temos o Conde de Passavant, figura do aristocrata corrupto e falso, tanto em suas relações quanto em sua arte.

Pode-se dizer que esse é um livro sobre moralidade, e como a imoralidade, sub-repticiamente, pode-se apoderar das pessoas, presas de suas fraquezas e susceptibilidades; aqui se tem a idéia de que, como uma forma de se erguer na sociedade, se sucumbe a falsidade das relações sociais e se deixa de lado a liberdade individual de cada pessoa. Esse desejo também está ligado a idéia de isolamento e essa fraqueza é condicionada pelo sentimento de solidão e de, de alguma forma, integrar-se à sociedade.

O tema da liberdade individual também é abordado,  e como se entregar a ela, como propõe Passavant e seus asseclas, no fundo é uma forma de submissão a uma autoridade e um conjunto de regras tão falso quanto o de um pastor preso à repressão de suas idéias religiosas, com suas consequências negativas. A solução aqui é pensar por si mesmo e escolher o caminho a se tomar, e não seguir um dogma pré-determinado. Há vários personagens e idéias no livro, entre elas a que há uma certa inveja e desejo do ser corrupto quando este é confrontado com a virtude.  Outra são casais separados por um doloroso muro de incomunicabilidade, que corroem suas vidas.


O título do livro se refere à novela que Edouard, a figura central do livro, está escrevendo, e a uma das subtramas do livro, que envolve um grupo de estudantes e as moedas falsas do título;  mas também se relaciona a falsidade das relações sociais à que aludi acima. Em um certo momento Edouard se refere que, seria interessante que em vez do livro, se publique um livro com o processo de construção desse, e "Os Moedeiros Falsos" pode ser lido dessa forma, como o processo de construção da obra de Edouard. 

Outra coisa a ser notada é que nas entrelinhas há todo o tipo de afeto homoerótico e sexo gay acontecendo. 

                                                                       André Gide (1869-1951)

Nenhum comentário:

Postar um comentário